Compre R$100 e ganhe FRETE GRÁTIS

5 Dicas para quem tem Problemas Respiratórios no Inverno

de Sassá Fernandes em June 08, 2022

Todos os anos enfrentamos a mesma situação. Basta que a temperatura baixe e o tempo fique mais seco para que ácaros, vírus, fungos e bactérias entrem em ação causando ou agravando problemas respiratórios como asma, sinusite e rinite alérgica.

Estima-se que cerca de 10% dos brasileiros apresentem quadros variados de asma, enquanto 30% sofram com rinite alérgica. Sintomas como espirro, coriza, congestão nasal e dores de cabeça podem facilmente ser confundidos com os de um resfriado, dificultando o diagnóstico e tratamento adequado, essencial para se evitar infecções oportunistas.

Para evitar e combater esses problemas, típicos do tempo frio, preparamos 5 dicas para que você possa respirar melhor nesse inverno.

 

1. Beba Bastante Água

Estar bem hidratado é o primeiro passo para evitar doenças respiratórias. A mucosa nasal requer hidratação para que possa funcionar de maneira satisfatória, caso contrário pode haver retenção de muco, o que favorece a permanência de micro-organismos e elementos alergênicos, levando a doenças respiratórias.

No inverno, é comum as pessoas consumirem menor quantidade de água, já que no frio a sede é menor. No entanto, mesmo com o clima frio, é necessário consumir pelo menos 2 litros por dia. Por isso, é sempre bom ter à mão uma garrafinha de água para manter-se hidratado.

Polideia compre melhor Garrafa de Água 1 litro 100% Ecológica tupperware barato

Confira a oferta que a Polideia preparou para você nesse modelo de garrafa super prático e estiloso.

 

2. Higienize as mãos

As mãos são uma das principais vias de entrada dos vírus causadores de doenças respiratórias no organismo. Por isso, principalmente para quem tem problemas respiratórios, é importante sempre portar um recipiente com álcool em gel para limpar as mãos, principalmente para quem circula em ambientes  com muita gente, como transportes públicos.

A higiene adequada das mãos é fundamental não só para a prevenção da transmissão de vírus respiratórios, mas de uma série de doenças causadas por bactérias, fungos e outros vírus. Se elas estiverem visivelmente sujas, prefira usar água e sabonete.

Polideia melhor pulseira com dispenser preço pulseira com dispenser onde comprar pulseira com dispenser barato

Uma solução prática para o dia a dia, são acessórios com dispenser para álcool em gel

 

3. Faça Inalação e Vaporização

A inalação ou vaporização é uma das melhores maneiras de hidratar nosso sistema respiratório, diminuindo a possibilidade de desenvolvermos quadros de alergia.

A adequada nebulização utilizando soro fisiológico permite que pessoas com problemas no sistema respiratório melhorem instantaneamente a qualidade de vida.

Nesse sentido, o nebulizador portátil é um aparelho muito útil para quem passa muito tempo fora de casa. Ele é capaz de transformar soluções aquosas numa nuvem de partículas muito finas para que possa ser inalado diretamente para o interior dos pulmões, dando a sensação de alívio imediato.

Polideia comprar melhor inalador nebulizador ultrassonico portatil preço nebulizador ultrassonico portatil barato

É um dos tratamentos mais eficazes para a sinusite, seja ela aguda ou crónica. Esta técnica facilita a eliminação do muco retido, aliviando os sintomas.

Polideia comprar melhor inalador nebulizador ultrassonico portatil preço nebulizador ultrassonico portatil barato

Confira aqui o Nebulizador Portátil de última geração disponível na Polideia.

 

4. Umidifique o Ambiente

Um tempo mais seco pode acabar prejudicando o seu sistema respiratório e, por isso, o melhor a se fazer é umidificar os ambientes da sua casa. 

A umidade do ar, quando controlada, evita a proliferação de fungos, bactérias e vírus que acabam por comprometer nossa qualidade de vida.

Evite, portanto, ficar muito tempo com o ar condicionado ligado e utilize sempre que possível umidificadores de ambiente a fim de evitar complicações respiratórias.

Polideia melhor umidificador difusor mini trem preço umidificador difusor mini trem Onde comprar umidificador difusor mini trem barato

Confira aqui os modelos elegantes e criativos de umidificadores que a Polideia separou para você.

Polideia comprar melhor Difusor de Ambiente com Chamas 3D barato difusor de aromaterapia preço umidificador.

Uma boa medida é também abrir as janelas sempre que possível. Ambientes pouco arejados tentem a ter menor circulação de ar e, consequentemente, maior concentração de agentes alergênicos.

 

5. Faça atividades físicas

Quando praticamos atividades físicas oxigenamos o nosso sangue, o que auxilia o bom funcionamento do sistema respiratório. Além disso, exercícios físicos regulares nos ajudam a manter uma boa capacidade cardiorrespiratória, reduzindo o impacto de eventuais alergias e infecções.

O ideal é fazer atividades físicas ao ar livre. Porém, se isso não for possível nesse momento, faça exercícios aeróbicos em casa, sempre com as janelas abertas, para se exercitar e manter o seu corpo longe do sedentarismo.

Polideia comprar melhor Aparelho de Exercício Treino em Casa - Smart Training barato preço aparelho abdominal

Para melhorar a sua rotina de exercícios, a Polideia tem os melhores equipamentos para você treinar em casa. Clique aqui para conferir.

 

Conclusão

Os problemas respiratórios são comuns, sobretudo no inverno, e exigem toda a nossa atenção para que possamos contorná-los, mantendo a nossa qualidade de vida.

As dicas aqui servem para você aumentar a sua capacidade respiratória, evitando a ocorrência ou agravamento de doenças respiratórias no tempo frio.

Mas atenção: se você sentir que está respirando mal, é recomendado buscar ajuda médica, sobretudo se os sintomas respiratórios se estenderem por alguns dias.

Gostou das dicas de hoje? Clique aqui para conferir todos os produtos incríveis da Polideia, que vão te ajudar nesse inverno.

DE VOLTA AO TOPO