Os tapetes são acessórios muito importantes para complementar a decoração da sala de estar, tornando o ambiente mais bonito e aconchegante. São ainda uma solução muito prática para dar vida à sua sala gastando pouco. Além disso são versáteis pois, além de decorarem o ambiente, protegem o chão de riscos, escondem eventuais defeitos no piso, aquecem e dão conforto à sua sala e abafam os ruídos (se você mora em apartamento vai entender).

Assim como em tudo em matéria de decoração, não existem regras rígidas no quanto à escolha dos tapetes. No entanto, dadas as inúmeras possibilidades de escolha, é possível ter atenção a alguns itens para garantir a harmonia com o restante do ambiente.

Pensando nisso, para que você possa deixar a sua sala mais confortável e cheia de personalidade e gastando quase nada, preparamos esse post com super #dicasdapoli de como escolher o tapete ideal para a sala.

 

1- Escolhendo o Material do Tapete

O material do tapete uma questão bastante importante a ser observada. Tem a ver não só com o ambiente mas também com a utilidade que ele terá.

Por razões de higiene, em especial se for do uso de crianças ou pessoas com alergias, é especialmente importante optar por tapetes de fibra ou pelo curto, facilmente aspiráveis e laváveis. Se tem animais de estimação, são aconselháveis tapetes em materiais resistentes às unhas e arranhões dos animais e também facilmente laváveis.

Polideia compre melhor Tapete Carpete para Sala quartos Sisal barato

Os tapetes sintéticos são os mais utilizados atualmente justamente por serem os mais versáteis e fáceis de limpar, para tal basta passar o aspirador no sentido das fibras e lavar com um pano com água e sabão neutro.

Quanto às fibras naturais, as mais usadas são o sisal e o seagrass. Elas são ideais para decorações mais naturais ou rústicas. Dão um toque de requinte ao ambiente mas demandam cuidado especial, com produtos específicos e impermeabilizantes.

Polideia compre melhor tapete felpudo grosso fofinho carpete peludo barato

 

2- O Tamanho Ideal do Tapete

Quando escolher um tapete para a sua sala é interessante deixar espaço em volta dos móveis, como se o tapete fosse a moldura do ambiente. As medidas não são rígidas, mas algo entre 30cm e 90cm além dos móveis está de bom tamanho. Por isso, tenha atenção com as dimensões dos móveis e ambientes. 

Cada vez mais a tendência é alocar o tapete na sala, junto ao sofá, e não na mesa de jantar. Pois evita-se o movimento de puxar cadeiras sobre o tapete, evitando incidente, além de deixar o ambiente mais sóbrio, ainda mais para ambientes menores.

 

3- Escolhendo o Melhor Formato para a sua Sala

Além dos tradicionais tapetes quadrados e retangulares, os tapetes redondos e ovais têm ganho cada vez mais destaque enquanto peças decorativas. Se bem utilizados, têm um resultado surpreendente.  Igualmente inovadores são os runners (tapetes estreitos e compridos) para dar vida espaços mais comprimidos.

Europa Luxo Tapete Oval Para Sala De Estar Tamanho Grande Cozinha Cozinha  Mesa Geométrica Tapete Redondo Antiderrapante Tapete De Casa De Banho Tapete  201228 De $50,1 | Dhgate Brasil & Portugal

Embora hoje em dia os tapetes possam assumir diferentes formatos e inclusive serem feitos por medida, avalie se essa é a melhor opção para você. Pois quanto mais diferente o formato, menos versátil ele será, caso queira mudar o arranjo da sala.

No fim das contas, a proposta da decoração determinará a melhor opção. As peças redondas, por exemplo, podem ser usadas como pontos focais e criam um ambiente mais dinâmico.

 

4- Padrões e Cores

Elemento chave na decoração da sua sala, as cores dos tapetes devem combinar com a restante decoração e podem ser usados para reforçar a base de cores contendo pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes ou nos têxteis da decoração por forma a conseguir um equilíbrio harmonioso ou, por outro lado, contrastar com os elementos principais da sala, dando cor e vida.

Tapetes para sala de estar | Como escolher o modelo para a casa nova

É certo que os tons claros se sujam com mais facilidade e frequência que os tapetes mais escuros e deverá ter em conta que os tapetes não são nem fáceis nem baratos de limpar. Se por um lado, espaços grandes e claros recebem bem tapetes escuros, espaços menores requerem que opte por cores mais claras, que ajudam a criar a ilusão de aumento do espaço.

42 Fotos de Tapetes para Sala de Estar - Arquidicas

Uma opção é apostar na textura em vez da cor/padrão. Se, porém a decoração o permitir, pode optar por fazer do tapete a peça-chave e escolher uma cor mais forte ou um padrão acentuado como chamada de atenção.

 

Conclusão

Tapetes são uma solução simples e eficaz para transformar qualquer ambiente. E o melhor: agora com as #dicasdapoli, escolher o tapete não precisa ser uma tarefa tão desafiadora. Agora, encher a sua sala estilo e personalidade ficou ainda mais fácil.

Gostou do post de hoje? Quer redecorar um ambiente com tapetes super estilosos em com material de qualidade? Na Polideia, você pode conferir peças incríveis que deixarão sua sala de cara nova gastando bem pouco. Clica aqui para conferir.