A epidemia de dengue no Brasil ressalta a importância de proteger nossa casa e família contra os mosquitos transmissores dessa doença. Por isso, as telas anti mosquito vem sendo muito procuradas, justamente para afastar essa ameaça de dentro de nossas casas.

Além de ser uma medida eficaz para impedir a entrada desses insetos em nossos lares, proporcionando segurança e tranquilidade para toda a família. Quem ainda não conhece essa opção, as telas são presas do lado de fora de portas e janelas, e ajudam a impedir que quaisquer insetos voadores entrem para dentro de casa.

Para entender melhor como esse acessório funciona e como instalar ele em casa, separamos um apanhado de informações para te ajudar. Para saber mais, continue lendo.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

Importância da Proteção

Com o número de casos alarmantes que estão acontecendo pelo Brasil, não é de hoje que se fala em métodos e acessórios que ajudem a evitar o mosquito da dengue. Contudo, o uso das telas anti mosquito servem para impedir que os insetos entrem nas nossas casas. Mas é necessário fazermos a nossa parte e assim, evitar os criadouros e evitar a proliferação do mosquito.

Portanto, com o intuito de proteger a casa, esse é o tipo de acessório que vale a pena investir, principalmente no momento em que vivemos hoje. Entre os principais benefícios que envolvem a instalação dessas telas estão:

Saúde da Família: A dengue pode causar complicações sérias à saúde, e proteger nossa casa é essencial para evitar a propagação da doença entre os membros da família.

Prevenção da Epidemia: Com a epidemia de dengue, é crucial adotar medidas preventivas para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar novos casos da doença.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

Tipos de Tela Antimosquito para Instalar em Casa

Agora que você já entendeu a importância de adotar essa medida de prevenção para sua casa, vamos mostrar quais são os tipos de telas anti mosquito que existem, e quais os tipos de proteção que oferecem. Acompanhe.

1.      Tela mosquiteira de aço inoxidável

Resistente e durável, ideal para áreas externas e locais com grande exposição ao tempo. A grade de aço na borda da tela consegue proporcionar maior durabilidade para ficar do lado de fora da casa. Oferece alta proteção contra insetos e possui baixa manutenção. O que pode ser um grande ponto positivo. Sendo assim, depois da instalação, não há necessidade de fazer qualquer tipo de ajuste.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

2.      Tela de fibra de vidro revestida com PVC

Leve e flexível, é uma opção econômica e eficaz. Proporciona boa ventilação e é resistente à corrosão, sendo indicada para janelas e portas em ambientes internos e externos. Esse é um material relativamente novo no mercado, e embora seja de alta eficiência, pode ser difícil de encontrar ainda em algumas regiões. A fibra de vidro é um material bastante leve e por isso, muito indicado para ser aplicado em diversos tipos de ambientes.

3.      Tela plissada

Possui um design retrátil que permite recolher a tela quando não está em uso. Ideal para espaços onde é necessário preservar a estética, como salas e quartos. Oferece praticidade e funcionalidade e ainda assim, ajuda a afastar o inseto. Contudo, vale ressaltar que esse tipo de tela pode não oferecer a proteção adequada, se usada aberta nos períodos de atividade do mosquito. Portanto, é importante se atentar a isso no seu manuseio.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

4.      Tela mosquiteira magnética

Fácil de instalar, é fixada magneticamente nas molduras das janelas, permitindo abertura e fechamento sem esforço. É uma opção conveniente para quem busca praticidade no dia a dia. A aba magnética só funciona em janelas de metal, por isso, antes de comprar esse tipo de telas anti mosquito, é preciso se atentar ao tipo de janela em que deseja aplicá-las.

Esses são alguns dos tipos de tela antimosquito disponíveis para instalação em casa, cada um com suas características específicas. Escolha o modelo mais adequado às suas necessidades e desfrute de um ambiente livre de insetos indesejados.

Tutorial de Instalação

Depois de escolher a tela desejada para instalar em casa, é preciso saber como fazer. Fizemos um mini tutorial de como instalar as telas anti mosquito em casa, das mais simples. Mas é importante sempre se atentar ao que diz o manual de instruções do fabricante na hora da compra. Caso necessário, contrate um profissional para realizar a instalação.

O mais importante nesse processo é que ela vede bem todas as possíveis entradas que os insetos possam passar. Existem alguns tipos de telas que são mais fáceis de instalar do que outras, mas todas elas são eficazes.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

No passo a passo abaixo, é bem simples de fazer a instalação e necessário muita atenção a vedação, como dito anteriormente. Além disso, é essencial medir com precisão o tamanho das janelas e portas, para comprar as telas do tamanho adequado.

  • Materiais Necessários: Adquira telas antimosquito, fita adesiva, tesoura e uma escada, alguns tipos ainda exigem o uso de furadeiras para prendê-las nos batentes das portas e janelas. Sendo assim, verifique qual é o modelo escolhido e adquira as ferramentas adequadas para a instalação.
  • Medição: Meça as dimensões das janelas e portas onde deseja instalar as telas.
  • Corte da Tela: Utilize a tesoura para cortar a tela de acordo com as medidas obtidas.
  • Fixação: Aplique a fita adesiva ao redor das bordas das janelas e portas. Em seguida, fixe a tela sobre a área adesiva, pressionando firmemente para garantir uma vedação adequada. No caso das telas que necessitam ser presas com furadeira, a fita também pode ajudar a manter a tela no lugar, até que ela seja pregada definitivamente.
  • Ajustes Finais: Verifique se não há espaços entre a tela e a estrutura da janela ou porta. Faça os ajustes necessários para garantir que os mosquitos não possam entrar.

telas anti mosquito

Reprodução: Pinterest

Seguindo esses passos simples nas telas anti mosquito, você pode proteger sua casa e sua família contra os mosquitos transmissores da dengue, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável. Não se esqueça de fazer a instalação em todas as janelas e portas da casa.