Pensar na melhor maneira de deixar a sala de estar confortável, seja para ver TV ou para acomodar convidados é fundamental. O sofá tem um grande papel relacionado ao conforto do ambiente. Contudo, é preciso mantê-lo em boas condições para isso e a capa de sofá tende a ser o melhor aliado para isso.
Esse acessório tão recomendado não serve apenas para proteger o sofá, mas também para decorar o espaço, e se necessário até dar uma renovada nele. Atualmente no mercado existem diversas opções, nos mais variados tecidos e tipos de materiais diferentes que cumprem muito bem a sua função.
Para saber como usar da melhor forma e quais os melhores materiais para escolher, continue lendo. Separamos um guia completo para te ajudar a escolher o melhor modelo para proteger o seu sofá.
Como escolher a melhor capa de sofá?
Antes de iniciar as opções, é importante entender quais as necessidades da casa. Se o acessório será usado para deixar o ambiente mais bonito, se é preciso proteger de sujeiras, etc. Qualquer quer seja a sua função, tem um material específico para isso.
Sendo assim, alguns pontos essenciais precisam ser levados em consideração, como, por exemplo:
- Número de lugares
Para que a capa de sofá cumpra a sua função, ela precisa ser do tamanho do móvel. Portanto, é preciso comprar o modelo que se adeque a quantidade de lugares que o sofá possui. Em outras palavras, usar uma capa de 3 lugares para um sofá de 3 lugares e assim por diante.
Algumas marcas vendem o acessório com a medida em centímetros, o que pode facilitar ainda mais, para encontrar aquele que se adeque melhor.
- Capa impermeáveis
As capas de material impermeável são as melhores opções para quem têm criança em casa. Além de super funcionais, vão cumprir com o seu papel de proteger o estofado, evitando manchas de comidas ou bebidas que podem ser entornadas sobre ele. Pelos cuidados como esses, a conservação do móvel dura por muito mais tempo.
- Cores
No mercado existe uma variedade enorme de cores e materiais. Sendo assim, é possível escolher aquela que mais se adequa a decoração do ambiente. Os modelos de dupla face são ainda melhores já que pode ser usado dos dois lados.
Isso vai depender segundo as necessidades de cada casa. A capa de sofá varia em relação a formato, tamanho e material. Portanto, não existe uma resposta certa, mas sim, encontrar o modelo que será o ideal para cada um.
Por exemplo, quem acabou de comprar o móvel e está com ele novinho, normalmente quer evitar que o tecido se suje a qualquer custo. Sendo assim, investir em uma capa impermeável que ofereça proteção ao tecido, será a melhor solução.
Entretanto, para quem está com um móvel mais velhinho e quer repaginar o ambiente, existem capas spandex de veludo que cobrem cada parte do sofá. Fazendo com que ele pareça novo novamente.
Alguns modelos são mais práticos de lavar, enquanto outros são mais bonitos. Contudo, a escolha do tecido é importante para cada modelo de sofá ou necessidade. O mais importante é escolher um tecido que realize a função desejada.
Dentre os principais tipos de tecido encontrados em capas de sofá, estão:
- Suede – um dos tecidos mais usados como estofado dos próprios sofás. É resistente e versátil, e possui um toque macio, bem semelhante à camurça. Tem um apelo estético forte devido as suas características de conservação e durabilidade.
- Veludo – um tecido muito elegante para capa de sofá. Devido à trama estreita, possui uma textura agradável ao toque.
-
Couro sintético – Que imita bem o couro natural. Ele pode ser encontrado com um laminado por cima, ou ser revestido com componentes diferentes. Mas tudo para ficar com a aparência do couro animal.
- Shantung – esse tecido de aspecto leve e macio com encorpado, conta com saliências que dão textura na sua superfície. Um dos lados é brilhante, enquanto o outro é opaco. É reconhecido por ser muito confortável.
- Chenile – por ser um tecido firme, esse tipo de capa é muito usado para quem deseja dar um up na decoração. Devido à beleza das fibras, a sua textura é macia ao toque e muito usada para deixar a superfície do sofá mais confortável.
- Sarja – também usada para quem necessita de resistência. Embora tenha o toque macio, a sarja é bastante resistente e também confere um novo aspecto ao visual do móvel.
A capa de sofá também serve para dar uma nova cara para a sala. Dessa forma, é possível escolher um modelo que combine com a decoração ou até mesmo com uma nova cor para renovar o ambiente.
As cores são muito importantes para harmonizar o espaço. Existem as opções coloridas e também os tons neutros. Tudo varia conforme o gosto pessoal e também decoração do ambiente.
Algumas marcas contam com opções em diversas cores como preto, bege, cáqui, nude, cinza, vermelho e muito mais. Para saber qual opção escolher, verifique as cartelas de cores dos produtos e veja qual deles tem o tecido, a cor e a função que melhor se adequa as necessidades da casa.
Para saber qual a melhor capa de sofá escolher, é preciso ter em mente que a principal função do acessório é proteger o móvel. Dessa forma, mesmo usando uma capa impermeável, ou de tecido muito estético, o sofá sempre estará protegido.
Além disso, vale ressaltar a importância de manter o sofá e a capa sempre limpos, com todos os cuidados recomendados. Alguns materiais podem ser lavados normalmente na máquina, enquanto outros necessitam de cuidados especiais. Sempre verifique na etiqueta quais os cuidados requisitados de cada um.
Para encontrar as melhores opções, a Polideia conta com uma diversidade de cores e materiais que vão se adequar perfeitamente as suas necessidades. Escolha a sua favorita e proteja o seu sofá, além de deixar a casa ainda mais bonita e decorada.