Ter a unha encravada é algo mais comum do que se pensa. E as causas para isso são diversas: desde corte incorreto, uso de sapatos inadequados e até fatores genéticos. 

Além da desagradável e dolorida sensação na região, se não cuidar corretamente e a tempo a unha pode infeccionar levando a diversas complicações.

O fato é que ter a unha sempre incomodando e dolorida pode se transformar em um verdadeiro pesadelo. Por isso, preparamos esse post para te esclarecer como cuidar das unhas e evitar ter a unha encravada.

O que significa ter unha encravada?

A unha encravada, ou onicocriptose (nome científico), é quando ela, ao crescer, penetra na pele ao redor dos dedos. Isso causa vermelhidão, inchaço ou até mesmo uma espécie de carne esponjosa que impede o uso de sapatos fechados.

Unhas encravadas? 5 bons remédios naturais para desencravar - greenMe Brasil

Vale dizer que a unha encravada é mais comum de acontecer na unha dos dedões do nosso pé e pode afetar homens ou mulheres. Entretanto, “adultos do sexo masculino e pessoas com sobrepeso são aqueles que têm unha encravada com mais frequência.

 

O que causa Unha Encravada?

Na maioria dos casos, a unha encravada é ocasionada pelo corte feito de maneira errada. Quando as unhas são cortadas muito curtas ou com as pontas arredondadas, o que pode fazer com que a unha vire e cresça para dentro, por exemplo.

Ou ainda quando há uma pressão extra sobre os dedos do pé, como no caso de um sapato apertado, por exemplo. Em resumo, podem ser destacados como principais causas do encravamento das unhas:

  • Corte incorreto;
  • Uso de sapato apertado;
  • Formato das unhas e/ou dos dedos;
  • Fatores hereditários. 


Dicas para Evitar Unha Encravada

1- Corte as unhas corretamente

A primeira dica é uma das mais importantes. Sempre corte as suas unhas em linha reta. Assim você evita que ela entre na pele, gerando inflamações doloridas, mal cheirosas e purulentas. Mas atenção, é muito importante contar com os utensílios corretos para essa atividade.

Polideia comprar melhor kit podologia profissional barato material de podologia preço

2- Órtese para unha encravada

Pouca gente sabe, mas existem órteses para corrigir as unhas encravadas. A metodologia é semelhante àquela usada nos aparelhos dentários.

Através da tração no local, a órtese ajuda a unha a crescer corretamente, evitando que ela perfure a pele. Mas atenção, as órteses devem ser implantadas por um médico.

 

3- Evite calçados apertados

  • Vai praticar atividade física? Use um tênis do tamanho certo de seus pés para mais conforto;
  • Evite usar sapatos de bico fino ou muito apertados por longos períodos;
  • Use chinelos ou sapatos abertos sempre que possível;
  • Corte a unha no formato reto, não arredondado.

SAÚDE : Sapato fechado e salto alto podem provocar unha encravada. Saiba  como driblar o problema - REDE AGORA : REDE AGORA


Tenho a Unha Encravada, o que fazer?

Se você tem unhas encravadas com certa frequência e conta com alguns dos fatores acima que agravam a questão, prevenir, definitivamente, será o melhor remédio para o seu caso. No entanto, se você já está com esse problema e precisa resolvê-lo o quanto antes, aqui vão algumas dicas:

 

1- Procedimento em Casa

Deixe os pés de molho em água morna por aproximadamente vinte minutos. Esse processo ajuda a amolecer a pele e dá mais “espaço” para o crescimento e desencravamento natural das unhas. Faça esse procedimento cerca de três vezes por semana;

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos.

Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável. A troca do algodão deve ser feita a cada dois dias, se a dor persistir suspenda o procedimento e procure um especialista.

 

2- Medicamentos

Muitas vezes, as unhas encravadas se tornam tão doloridas e inflamadas que a pessoa precisa de ajuda médica. Nesses casos, o médico podólogo poderá prescrever antibióticos e anti-inflamatórios que combatam a infecção.

 

3- Cirurgia para combater a causa

Se você já tentou todas as alternativas e não obteve resultado, o jeito será partir para a cirurgia de cantoplastia.

Não se preocupe, trata-se de uma cirurgia super simples e com anestesia local.

O objetivo é retirar o excesso da unha que está encravada na pele e em seguida remover todo o material infeccionado e purulento. Em alguns casos é necessário dar ponto.

 

Conclusão

Unha encravada é algo sério que precisa dos cuidados certos. Para ter mais qualidade de vida, vale a pena prestar atenção nas unhas dos pés durante seus momentos de autocuidado.

A forma mais eficiente de tratar o problema é sempre pela prevenção. Para isso, é necessário ter as ferramentas corretas para o cuidado com as unhas. Quer saber onde encontrar um Kit Profissional de cuidado com as unhas? Clique aqui e confira a oferta que a Polideia preparou para você.