Costuma dizer-se que dormir bem é fundamental para a saúde. E essa afirmação não é por acaso: um sono reparador representa um dos três pilares para uma vida saudável, em conjunto com uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico regular.

Acontece que as rotinas estressantes, alimentação desregrada, o tempo excessivo de tela têm tornado cada vez mais frequente a presença de distúrbios do sono. Estas impactam diretamente a qualidade de vida e a saúde, tendo como consequência, inclusive, o aumento do risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Está cansado o tempo todo? Veja 11 alimentos que ajudam a combater a fadiga  - 23/08/2019 - UOL VivaBem

Por isso, é muito importante adotar medidas para melhorar a qualidade do sono, garantindo a duração e profundidade adequadas. Pensando nisso, preparamos esse post com dicas preciosas para combater os principais problemas ligados ao sono.

 

Apneia do Sono

Entre as perturbações do sono mais frequentes estão as doenças respiratórias do sono, como a síndrome de apneia sono. Esta síndrome provoca alterações no sono, ocorrendo uma incapacidade de atingir fases mais profundas, e dificultando o descanso adequado.

Ronco e síndrome da apnéia obstrutiva do sono - Dr Antonio Cabral

Assim, pessoas com apneia do sono costumam ficar sonolentas durante o dia, gerando complicações como dores de cabeça, perda da concentração, irritabilidade, alterações da memória e pressão alta.

É mais comum de ocorrer em homens entre os 40 e 50 anos e em pessoas obesas, que consomem álcool e/ou possuem alterações no nariz, na boca ou na mandíbula.

Como parar de roncar (tratamento do ronco) | MD.Saúde

É comum o relato de noites agitadas, com pausas respiratórias seguidas de ressonar elevado (ronco), respiração irregular e engasgamentos noturnos. 

 

Como Resolver a Apneia do Sono

Uma solução prática e eficaz contra esse distúrbio está em desobstruir as vias nasais, facilitando o fluxo de ar e melhorando significativamente a qualidade do sono.

Nesse sentido, um item simples e poderoso é o Dilatador Nasal Anti-Ronco. Trata-se de um clipe de silicone que age como um dilatador das vias nasais, aumentando o fluxo de ar através do nariz, facilitando a circulação do ar nas vias aéreas superiores.

Polideia comprar melhor Dilatador Nasal Anti Ronco Magnético barato aparelho anti ronco e apneia do sono preço

Ele também evita a vibração na garganta causada pela respiração inadequada, garante a estimulação dos nervos sensoriais do nariz e promove melhor fluxo sanguíneo. 

Polideia comprar melhor Dilatador Nasal Anti Ronco Magnético barato aparelho anti ronco e apneia do sono preço

Macio e muito confortável de usar. Basta inserir o clipe de nariz em suas narinas e você pode dormir profundamente sem dor ou incômodos nasais. Flexível e discreto, sem efeitos colaterais ou alergias.

Polideia comprar melhor Dilatador Nasal Anti Ronco Magnético barato aparelho anti ronco e apneia do sono preço

 

Insônia

A insônia é o distúrbio do sono mais frequente, afetando 30-45% da população adulta. Pode ser caracterizado por dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em manter o sono, despertares durante a noite, despertar cedo ou mesmo ser identificada devido a queixas de sensação de cansaço durante o dia. Está diretamente relacionada com taxas mais elevadas de ansiedade e depressão.

Polideia comprar melhor Aparelho Tratamento para Insônia preço onde comprar aparelho para dormir bem barato

Ela pode surgir isoladamente ou ser consequência do estresse ou de uma doença, como depressão, alterações hormonais ou doenças neurológicas, por exemplo, ou ser provocada por certas substâncias ou remédios como álcool, cafeína, ginseng, tabaco, diuréticos ou alguns antidepressivos.

Além disso, em muitos casos, a insônia é provocada simplesmente pela existência de hábitos inadequados, que prejudicam a capacidade de dormir, como não ter uma rotina para dormir, estar em um ambiente muito luminoso ou barulhento, comer muito, tomar bebidas energéticas à noite ou usar demasiadamente celular.

Quais são os diferentes tipos de insônia

Outros sintomas comuns são alteração da memória e concentração e, por vezes, diminuição da libido e sonolência diurna. Essa última, pode ter consequências graves, relacionando-se com aumento de acidentes de trabalho e de trânsito.

 

Como Resolver a Insônia

São diversos os tratamentos contra insônia, que vão desde psicoterapia a tratamentos químicos, com remédios controlados. No entanto, graças ao avanço da ciência e a descoberta dos benefícios das ondas de baixa frequência, surgiu uma solução eficaz e pouco conhecida para esse problema.

Trata-se do aparelho Vivalis. Um aparelho para tratamento de insônia desenvolvido com tecnologia de ondas sonoras.

Polideia comprar melhor Aparelho Tratamento para Insônia preço onde comprar aparelho para dormir bem barato

Este dispositivo libera uma micro-corrente que estimula as células nervosas do córtex cerebral e induz a produção de serotonina, endorfina e melatonina, neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono e dor, sendo uma alternativa segura e eficaz aos medicamentos e sem efeitos colaterais.

Usando a estimulação elétrica de baixa frequência, ele modula a atividade dos neurotransmissores para induzir as ondas alfa, promotoras do sono, ao passo que diminui as ondas beta, que estão relacionadas a estresse e ansiedade, criando um estado de relaxamento.

Polideia comprar melhor Aparelho Tratamento para Insônia preço onde comprar aparelho para dormir bem barato

Assim, sua mente fica naturalmente pronta para um sono profundo, sem a necessidade de nenhum medicamento ou químico.

 

Bônus: 8 dicas para uma boa higiene do sono

Além desses aparelhos, algumas medidas são bem-vindas para favorecer o sono de qualidade, tornando o ambiente saudável para uma noite tranquila:

  • Adote um horário regular de sono (adormecer e acordar à mesma hora, todos os dias)
  • Evite sestas superiores a 45 minutos durante o dia
  • Evite o consumo de álcool e cigarro (sobretudo nas quatro horas antes de deitar)
  • Evite refeições pesadas, picantes e excesso de açúcar nas quatro horas antes de deitar
  • Pratique exercício físico regular (evite exercício intenso no final do dia)
  • Mantenha o quarto com temperatura adequada, sem ruído e sem luminosidade
  • Evite utilizar o celular, computador ou tablet nas horas antes de deitar
  • Evite ver televisão no quarto

 

Conclusão

Um sono reparador é fundamental para a saúde. Isso é incontestável, pois as perturbações do sono têm impacto não só na vida individual, mas tem efeito negativo também na vida familiar e social, promovendo o isolamento.

Soluções simples e eficazes como as vistas aqui podem ser a virada de chave para uma vida com qualidade, para aquelas pessoas que enfrentam problemas do sono. É importante, no entanto, lembrar que, para distúrbios mais graves o acompanhamento médico é necessário.

Gostou das dicas de hoje? Então clica aqui para ter acesso a esse produtos incríveis na Polideia e transforme a qualidade do seu sono.