Embora muitas pessoas considerem o cão pitbull - também conhecido como American Pit Bull Terrier - uma raça violenta, estes podem ser, além de pacíficos, protetores e muito carinhosos.
A chave para determinar o comportamento do cachorro está em, desde pequenos, oferecer o correto adestramento. Nesse sentido, devemos conhecer a melhor maneira de moldar a sua conduta.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas valiosas para você entender melhor a natureza do Pitbull e educá-lo da forma correta.
Como Educar o seu Pitbull
O primeiro ponto a ter em mente é que o pitbull, assim como qualquer outro cão, deve ser educado desde filhote. Se você adotar um adulto que não foi bem treinado, será difícil fazê-lo deixar os maus costumes.
O melhor a se fazer é adotar um filhote que você possa treinar de acordo com suas necessidades. As etapas a seguir devem ser levadas em consideração:
O lugar na Casa para o Pitbull
Desde filhote, é importante que o pitbull possua um lugar na casa que seja somente dele. Isso permitirá que ele se sinta integrado, parte de algo, assim como querido e respeitado, pois não invadiremos seu espaço.
Este espaço deve ser um refúgio para que ele se esconda quando estiver com medo, assim como para descansar. O local deve possuir uma boa iluminação e temperatura e nunca deve ser isolado do resto da família.
Portanto, você deve escolher um local em que o pitbull esteja em contato com todos. Esta será a melhor maneira para acostumá-lo com a presença das pessoas.
Socialização
A socialização é um passo muito importante no desenvolvimento e crescimento de qualquer animal. Você deve permitir que seu cão fique com outros cães. Deixe que as pessoas que vêm a sua casa o conheçam e brinquem com ele. E não o impeça de brincar com outros animais de estimação.
Se seus amigos possuem animais de estimação e não se incomodam, leve seu cão para ficar com eles, assim ele irá se acostumar a estar com outros animais.
Quando o Pitbull deve comer
Para educar um pitbull é importante deixar regras claras na convivência e em seus horários. O cão deve saber que comerá apenas quando você deixar. Este momento deve ser após toda a família ter se alimentado.
Enquanto você come, ele deve ficar em seu espaço, longe da mesa, não sendo permitido que incomode pessoas pedindo comida. Coloque comida apenas quando for a hora certa e tire a tigela quando ele terminar de comer. Mesmo que ele não coma tudo, você não deve deixar a tigela no chão.
Imponha respeito
Pitbulls são cães dominantes, isso é algo que carregam em seus genes, assim como muitas outras raças. Portanto, uma parte importante de sua educação é não deixar que ele se imponha a você.
- Entre antes dele pela porta da casa.
- Ele nunca deve comer antes de você ou da família.
- Proíba que ele suba em certos lugares, como o sofá e a cama.
- Não permita que ele fique rosnando enquanto come. Você deve colocar a mão entre a comida e ele. Se ele rosnar ou tentar mordê-lo, você precisará se esforçar mais para impedir esse comportamento.
- Não o deixe urinar em você. Isto pode parecer ridículo, mas os cães marcam seu território com a urina. Se ele tentar fazer isso com você, é porque pensa que você é sua propriedade e que fará o que ele quiser. Não permita.
Cuidados com a saúde do Pitbull
O Pitbull é um cachorro bastante sadio e que não apresenta problemas na saúde com frequência. Mas, para isso, é fundamental que você ofereça uma ração com os nutrientes necessários e com o valor calórico balanceado.
A obesidade e os problemas no quadril são as complicações mais comuns na raça, Por esse motivo, a prática de exercícios físicos deve ser constante, assim como o acompanhamento da dieta do pet.
Os probleminhas de pele também poderão afetá-lo com mais facilidade. Sendo assim, visitas regulares a um veterinário devem ser feitas sempre, principalmente, ao notar manchas na pele e excesso de peso.
Faça o Pitbull gastar energia
Os pitbulls são animais ativos por natureza e se estressam com facilidade, o que pode provocar condutas agressivas. Uma boa maneira de evitar isso é fazendo exercícios regulares com ele. Assim, poderá gastar energia e liberar o estresse acumulado.
Siga estes conselhos e você verá que não se trata da raça, mas sim da educação que damos a nossos animais de estimação.
Conclusão
O Cão Pitbull é um pet extremamente carinhoso, leal e inteligente. No entanto, por muito tempo teve sua imagem atrelada a um comportamento rude e agressivo. Ao contrário do que muitos pensam, esse cãozinho é muito dócil, principalmente quando falamos das crianças.
Quer saber onde encontrar ótimos itens para facilitar a criação do seu Pitbull, clique aqui e confira a seleção de produtos que a Polideia preparou para o seu amigo.